Curiosidades

 - Existe Campeonato Mundial?
Na Europa e nos EUA são disputados os Campeonatos Mundias e Copa do Mundo do Pebolim (Table Soccer - Futebol de mesa) acesse o site da Federação Internacional para mais informações: http://www.table-soccer.org/



 - É Esporte?
Sim, é considerado um esporte profissional quando organizando com estrutura e regras oficiais distintas, mas apenas em alguns países da Europa, como Luxemburgo por exemplo é oficialmente reconhecido como esporte. Diversos países vem aplicando para conseguir o reconhecimento e nesse momento podem haver outros países que já conseguiram.



 - Gol de goleiro vale 2?
Não, gol de goleiro vale 1, da mesma forma que no futebol, mas se quem estiver jogando concordar que vale 2, então fica valendo o combinado, mas oficialmente não vale nem nunca valeu.



 - Bola que entra e sai, o gol é válido?
Claro, exatamente como no futebol, passou da linha o gol conta, mesmo que a bola volte para o campo.



 - Pode rodar os ferros?
Pode rodar no máximo 360°, ou seja uma volta completa antes ou depois de bater na bola, se rodar mais do que isso então será uma rodada ilegal e não valerá nenhum avanço de bola ou gol, procure em Regras Oficiais para mais detalhes. 
Existe uma jogada chamada SNAKE SHOT ou ROLLOVER que é executada exatamente dessa forma e é uma das jogadas mais famosas e "letais" do mundo profissional do Pebolim.
O que não vale é o famoso "roletar" ou "ventilador", ou seja, qualquer giro descoordenado e sem controle,  isso é mais executado por crianças ou quem não sabe jogar realmente NADA e usa o Pebolim apenas como uma diversão como outra qualquer.



 - Afinal, o nome correto é PEBOLIM ou TOTÓ?

O jogo de PEBOLIM deriva do FUTEBOL (Português) que em Inglês se escreve FOOTBALL (FOOT = pé / BALL = bola), o Pebolim foi inventado na Espanha onde foi adotado o nome de FUTBOLIM, ou seja, a união das palavras (FUT = Pé + BOLIM = Bolinha pequena), ao chegar no Brasil na década de 50, sofreu mais uma alteração e passou a ser chamado de PEBOLIM (Pé + Bolin), uma certa união do nome inicial em Inglês que sofreu uma alteração para Espanhol e então para Português, daí surgiu o nome PEBOLIM.

 Uma vez dentro do Brasil começou a se espalhar rapidamente, e ao chegar no Rio de Janeiro, os cariocas costumavam falar : - "vamos um jogar um TOK TOK?", se referindo ao barulho que a bolinha faz ao bater nas laterais da mesa, em seguida abreviaram para TO-TÓ, e então surgiu o nome TOTÓ  continuou a se espalhar para o Norte e Nordeste do Brasil entre outras regiões.

Ainda existem outros nomes, como PACAU e FLA-FLU no Sul do Brasil.

Mesmo o nome oficial adotado pela FEDERAÇÃO INTERNACIONAL é TABLE-SOCCER que significa FUTEBOL DE MESA, esse mesmo nome é o oficial utilizado em diversos países no mundo afora, só não pode ser adotado no Brasil por já existir uma FEDERAÇÃO muito mais antiga com esse nome mas que é destinada ao que conhecemos como FUTEBOL DE BOTÃO.

Na nossa opinião, levando em consideração os fatos acima, o nome mais adequado seria o PEBOLIM mesmo que muitas pessoas discordem por terem sido apresentadas primeiro com outro nome.

Nos EUA por exemplo, chama-se FOOSBALL, um nome que originou do Alemão que ao falar FOOTBALL com seu sotaque característico soa como FUSBALL (em Português). Provavelmente o Americano que levou o "FUSBALL" para os EUA, trouxe da Alemanha a primeira mesa, e por isso espalhou que esse seria o nome e assim surgiu o FOOSBALL que é como o Americano fala essa palavra.

Os nomes variam muito de País para País, alguns chegam a ser bem diferentes como o na França por exempo, onde che chama BABY-FOOT, ou seja, pé de neném, ou "pézinho".

O que realmente importa é gostar de jogar e se aprimorar, o nome tanto faz, o mais legal de tudo é a amizade que se faz nos 4 cantos do mundo por causa desse nosso esporte (jogo) favorito.

Comments