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REGULAMENTO:



1 - REGRAS:

Todos os torneios e campeonatos nacionais, oficializados pela FEBRAPE deverão ser disputados obedecendo o 
LIVRO DE REGRAS OFICIAIS e por esse Regulamento.


1 - Torneios regionais podem ser organizados e disputados (se assim desejado pelo organizador) através apenas das REGRAS BÁSICAS, porém em casos dúvidas, problemas ou envolvendo casos especiais, serão resolvidos, e/ou penalizados conforme o LIVRO DE REGRAS OFICIAIS, que são as regras Internacionais ITSF - traduzidas para Português.


2 - Para que um Torneio seja oficializado, deverá ter presente pelo menos um Oficial FEBRAPE no evento.


2 - INSCRIÇÕES:

As inscrições podem ser feitas pessoalmente no local de cada evento, antecipadamente através de depósito bancário, ou outras formas de pagamento, sendo eletrônico ou não, desde que tenham como comprovar a data e hora e local em que foram efetuadas.


2.1 - Limite de inscrições por Categoria, pode ser necessário conforme quantidade de mesas disponíveis e local onde será realizado cada torneio, quem define o número máximo de inscrições por categoria é o Diretor do Torneio que têm a obrigação de divulgar os limites antecipadamente no anúncio da competição.


2.2 - Quando houver um número limite de competidores para cada categoria em um determinado evento, terá prioridade quem pagar a inscrição primeiro até a última vaga disponível. Os demais serão colocados em fila de espera para o caso de desistências ou não comparecimento.


2.2.1 - A prioridade é definida em primeiro lugar por data de pagamento e, em segundo lugar por ordem de apresentação do comprovante de pagamento/depósito, na mesa de registro no dia do evento.


2.2.2 - O Pagamento de inscrições efetuados por qualquer meio (eletrônico ou não), que por acaso tenham sido feitos após ter terminado o número de vagas disponíveis, devem ser 100% reembolsados (desde que tenham sido compensados), mas apenas se o interessado estiver presente no local, o não comparecimento ao local do evento invalidará o reembolso independente do motivo.


2.3 - Caso as inscrições sejam feitas no local, no dia do torneio, a prioridade será dada da mesma forma, por ordem de chegada/pagamento. O diretor do torneio deverá providenciar uma lista visível a todos, onde serão colocados os nomes dos inscritos conforme forem confirmando presença/pagamento.


2.4 - Os valores das inscrições deverão ser decididos e anunciados antecipadamente pelo organizador do evento na divulgação do torneio. Torneios sem valor de inscrição (gratuitos / promocionais / patrocinados / sociais) são regidos da mesma forma, terá prioridade quem se registrar primeiro na mesa de Registro no local do evento.


3 - DATAS e HORÁRIOS:


Todos os horários devem ser rigorosamente respeitados, o diretor/organizador do evento deverá publicar antecipadamente junto com o anúncio do torneio toda a programação. Em casos especiais por motivos óbvios, e apenas mediante o consentimento por meio de votação da maioria dos presentes no local, os horários poderão ser alterados.


3.1 - Os competidores que optarem por efetuar a inscrição e pagamento no dia do evento, deverão fazê-lo comparecendo a mesa de organização até no máximo 60 minutos antes do início de cada categoria.


3.2 - Todos os participantes previamente inscritos (inscrição pré-paga) deverão comparecer á mesa de organização do evento com pelo menos 30 minutos de antecedência do início de cada competição.


3.3 - O competidor ou time que atrasar para o horário de sua disputa por qualquer motivo que seja, mais do que 5 minutos, terá sua partida perdida por WO, havendo outras partidas agendadas ele poderá participar normalmente.


3.3.1 - O não comparecimento ou perda por WO devido a atrasos não serão de forma alguma reembolsados.


3.4 - Os torneios oficiais são divididos em Categorias diferentes, no caso de um competidor que pode participar em mais de uma categoria, se assim desejar, deverá ter condição de competir conforme a organização de datas e horários. ex.: Nas categorias DUPLAS e INDIVIDUAL ABERTO, qualquer participante da categoria JUNIOR, SENIOR ou FEMININO que desejar, pode e deve competir sem ter que "desistir" de outra categoria em que esteja registrado também.


3.5 - Os horários devem ser organizados de uma forma que haja espaço para descanso mínimo entre uma competição e outra, e também pausas para almoço e lanche para os competidores e organizadores, quando uma competição durar um dia inteiro ou mais.


3.6 - Nenhum torneio deverá iniciar oficialmente antes das 9:00 AM e/ou terminar após as 23:00 quando houver continuidade no dia seguinte.


3.7 - Nenhum competidor deverá disputar por mais de 2 horas ininterruptas sem descanso de pelo menos 30 minutos.


4 - MESAS (Oficiais e Reconhecidas) 

Para que um torneio seja oficializado pela ABP, deverá ser disputado em pelo menos uma MESA OFICIAL ou reconhecida pela FEBRAPE. Atualmente são as mesas Oficiais são as da marca PEBOLIM BRASIL, (NAJA PRO, PRO II, e TREINO) ou mesas oficiais ITSF (ROBERTO SPORT, GARLANDO, BONZINI, TORNADO ou TECBALL).


4.1 - A quantidade mínima de mesas por torneio devem ser ao menos 1 para cada 8 times, 2 para cada 16 times e assim por diante.


4.2 - As mesas reconhecidas pela FEBRAPE, podem ser de qualquer marca, desde que estejam em perfeitas condições de jogo, sejam de boa qualidade e ofereçam condição de jogabilidade profissional. Para serem aprovadas devem ser avaliadas e pela comissão técnica da FEBRAPE para que o torneio possa ser realizado. 


5 - PREMIAÇÃO:


A premiação mínima é 1 (um) troféu para o Campeão ou Dupla Campeã de cada categoria, medalhas para segundo e terceiro lugar e, deverá ser definida e divulgada junto com o anúncio do Torneio. Outros prêmios podem ser agregados a qualquer momento sem necessidade de aviso prévio.


5.1 - Premiação em dinheiro pode ser feita conforme possibilidade, sendo por parte de patrocinadores, apoio, ou arrecadação de inscrições do evento, desde que 50% do arrecadado nas inscrições seja destinado para a organização do evento.


6 - PONTUAÇÃO:

Todos os participantes somam pontos para o Ranking de Jogadores FEBRAPE, em todas as categorias que disputarem, o número de pontos a somar para cada competidor vai depender do número de participantes inscritos em cada categoria e o nível da competição.


6.1 - Os pontos são acumulados por cada participante, sendo assim, no caso da Dupla, os dois somam a mesma quantidade de pontos no Ranking individualmente.



7 - CATEGORIAS:

As categorias disputadas em Torneios Oficiais FEBRAPE são:


Categorias

Quem pode participar

Número Mínimo de particip.

Feminina - Individual
Feminina - Duplas 

- Mulheres.

4 Duplas ou 4 Individual

Júnior - Individual
Júnior - Duplas

- Menores de 18 anos.

4 Duplas ou 4 Individual

Duplas - Aberto

- Qualquer pessoa.

6 Duplas

Individual - Aberto

- Qualquer pessoa.

6 Individual

Sênior - Individual
Sênior - Duplas

- Acima de 50 anos.

4 Duplas ou 4 Individual

SUP - Sorteie Um Parceiro
Apenas em Duplas

- Qualquer pessoa.

6 Duplas


7.1 - O número mínimo para que uma categoria seja disputada é de 4 times para as categorias Júnior, Sênior e Feminino, não atingindo o mínimo de competidores suficientes para formar 4 times (duplas) deverá ser disputado na modalidade Individual, exceto nas categorias INDIVIDUAL e DUPLAS Aberto que precisam de pelo menos 6 times cada.


7.2 - No caso de haver um número inferior ao mínimo exigido de competidores para uma determinada categoria, ela deverá ser cancelada, e se houver dinheiro arrecadado na inscrição, deverá ser devolvido integralmente para os inscritos, mas apenas se estiverem presentes no local.


8 - FORMATO DE COMPETIÇÃO:


O Formato da competição adotado para cada torneio/categoria poderá depender do número de competidores presentes, que podem ser no formato todos-contra-todos, grupos com eliminatórias, classificação, mata-mata, e ainda simples ou dupla eliminatória, sempre obedecendo no mínimo uma partida de 7 a 10 gols, ou uma melhor de 3 de 7 gols (1 partida de 3 jogos de 7 gols cada), ou melhor de 5 de 5 gols.


8.1 - O diretor do torneio é quem deve decidir qual o melhor formato a ser adotado levando em consideração o número de mesas disponíveis, a grade de horários, e quantidade de participantes inscritos presentes e categorias anunciadas.


8.2 - O Diretor do torneio tem permissão para tomar a decisão de modificar o formato se achar conveniente, podendo optar por votação dos presentes se achar necessário - mas não obrigatoriamente. Qualquer que seja a decisão, deverá ser tomada e anunciada pelo menos 30 minutos antes do início das partidas.




9 - ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO.


O REGULAMENTO foi desenvolvido para servir como uma diretriz de organização, em casos especiais poderá ser alterado ou emendado conforme necessidade, desde que seja feito por um Oficial FEBRAPE.


9.1 - Somente um Oficial FEBRAPE presente no local, poderá alterar/emendar o REGULAMENTO, julgando necessário conforme sua experiência e, podendo optar ou não pelo meio de votação entre os presentes se achar necessário. Em caso de empate, o Oficial tem o voto de minerva.


9.2 - A decisão do Oficial é final e não pode ser contestada.


10 - HIERARQUIA.


No caso de dúvidas e solução de problemas, prevalece as decisões tomadas pelas pessoas na ordem hierárquica abaixo.


1

DIRETORIA FEBRAPE

2

DELEGADO OU OFICIAL FEBRAPE

3

DIRETOR DO TORNEIO

4

JUIZ Oficial

5

JUÍZ Assitente

6

JUÍZES Nomeados

7

Jogadores

8

Espectadores



PREMIAÇÃO


TABELA DE PREMIAÇÃO 
Sujeito a alteração até 1 dia antes do torneio.

Categorias

1º Lugar

2º Lugar

3º Lugar

Feminina
(Duplas)

2 Troféus

2 Medalhas

2 Medalhas

Júnior
(Duplas)

2 Troféus

2 Medalhas

2 Medalhas

Duplas
(Aberto)

2 Troféus
+ R$ 100,00** 

2 Medalhas
+R$ 30,00**

2 Medalhas
+R$ 20,00**

Individual 
(Aberto)

1 Troféu
+ R$ 50,00**

1 Medalha
+R$ 15,00**

1 Medalha
+R$ 10,00**

Sênior
(Duplas)

2 Troféus

2 Medalhas

2 Medalhas

SUP - Sorteie
Um Parceiro

R$ 50,00 

2 Medalhas

2 Medalhas



Os prêmios em dinheiro são garantidos, desde que o valor arrecadado nas inscrições seja superior ao total de prêmios.

Caso consigamos algum patrocinador ou apoio, outros prêmios poderão ser acrescentados.


O torneio SUP têm o propósito estimular os competidores a chegar cedo para iniciar um aquecimento "valendo" alguma coisa (R$ 50,00 mais pontuação no Ranking) .


O número de participantes no SUP é limitado e terá preferência quem chegar e pagar primeiro.


PONTUAÇÃO no RANKING.


Todos os competidores que participarem, somarão pontos no Ranking Local (se houver) conforme suas regras, e também receberão pontos no Ranking de Jogadores FEBRAPE, o torneio SUP também soma pontos.


Os pontos são distribuídos individualmente, ou seja, quando uma dupla recebe pontos, os dois participantes do time recebem o mesmo número de pontos individualmente no Ranking de Jogadores FEBRAPE.













PROGRAMAÇÃO:


Sábado  (20 de Setembro)

  • 11:00 - Portas abertas, mesas livres para treino.

  • até as 13:00 - horário limite para inscrições a serem pagas no dia, no local.

  • até as 13:30 - Horário limite para registro dos competidores com inscrições pré-pagas. 

  • 14:00 - Inicio do Torneio (não haverá atraso).

  • 14:00 as 15:00 - Classificatória Júnior 

  • 15:00 as 16:00 - Classificatória Feminino

  • 16:00 as 17:00 - Classificatória Sênior 

  • 17:00 as 19:00 - Semi-final e final das categorias Júnior, Feminino e Sênior 

  • 19:30 - Horário limite para inscrição da categoria INDIVIDUAL ABERTO. 

  • 20:00 - Início do INDIVIDUAL - até acabar!




Domingo  (21 de Setembro)


  • 10:00 Portas abertas para treino e registro no SUP 

  • 11:00 - Início do SUP 

  • até as 13:00 - horário limite para inscrições a serem pagas no dia, no local.

  • até as 13:30 - Horário limite para registro dos competidores com inscrições pré-pagas.

  • 13:30 as 14:00 - Reunião dos jogadores, definição dos Juízes. 

  • 14:00 - Inicio do Torneio de Duplas (não haverá atraso).

  • 14:00 as 15:30 - Classificatória dos Grupos A e B 

  • 15:30 as 17:00 - Classificatória dos Grupos C e D 

  • 17:00 as 18:30 - Classificatória dos Grupos E e F 

  • 18:30 as 20:00 - Classificatória dos Grupos G e H 

  • 20:30 ATÉ ACABAR - oitavas, quartas, semi e final das DUPLAS. 



FORMATO:


Todas as categorias serão disputadas no formato de GRUPOS sendo que cada GRUPO é formado por 4 times (duplas ou individual).


GRUPO A

GRUPO B

GRUPO C

GRUPO D

GRUPO E

GRUPO F

GRUPO G

GRUPO H

Time 1

Time 5

Time 9

Time 13

Time 17

Time 21

Time 25

Time 29

Time 2

Time 6

Time 10

Time 14

Time 18

Time 22

Time 26

Time 30

Time 3

Time 7

Time 11

Time 15

Time 19

Time 23

Time 27

Time 31

Time 4

Time 8

Time 12

Time 16

Time 20

Time 24

Time 28

Time 32



Na primeira fase (FASE CLASSIFICATÓRIA) cada grupo disputará no formato TODOS-CONTRA-TODOS, ex.:


MESA 1 ou 3

MESA 2 ou 4

Tempo

T1 x T2

T3 x T4

15 minutos

T3 x T4

T1 x T2

15 minutos

T1 x T3

T2 x T4

15 minutos

T2 x T4

T1 x T3

15 minutos

T1 x T4

T2 x T3

15 minutos

T2 x T3

T1 x T4

15 minutos


Na fase classificatória cada time se enfrenta 2 vezes, sendo um jogo em cada mesa e obedecendo o limite máximo de 7 gols ou o tempo máximo de 15 minutos para cada jogo. Dentro dos 15 minutos estão inclusos 2 tempos de 30 segundos para cada time e 1 minuto de treino / aquecimento livre, e os outros 10 minutos são para jogo.

Jogos com WO terão seus placares computados em 7 x 2.


Classificam-se 16 times para as finais, sendo que o primeiro e segundo classificado de cada grupo terão prioridade, na falta de times suficientes, os times restantes (3º e 4º Colocado de cada grupo) podem preencher as vagas.


O critério utilizado para classificação será em primeiro lugar o número de vitórias e como critério de desempate em primeiro lugar o número de gols a favor, se continuar empatado, em segundo lugar número de gols contra, caso ainda assim haja empate deverá ser decidido entre os times uma melhor de 3 bolas.


Os 2 times vencedores de cada GRUPO estarão automaticamente classificados para as FINAIS que serão disputadas no formato MATA-MATA até que saia o Campeão. Veja o exemplo abaixo no caso de classificação de 8 grupos.


Oitavas de final

Quartas de final

Semi-finais

FINAL

CAMPEÃO


1º Grupo A

Vencedor

Vencedor

vencedor
semi-final

CAMPEÃO

2º Grupo C

1º Grupo D

Vencedor

2º Grupo B

1º Grupo F

Vencedor

Vencedor

2º Grupo H

1º Grupo G

Vencedor

2º Grupo E

1º Grupo E

Vencedor

Vencedor

vencedor
semi-final

2º Grupo G

1º Grupo H

Vencedor

2º Grupo F

1º Grupo B

Vencedor

Vencedor

2º Grupo D

1º Grupo C

Vencedor

2º Grupo A


As oitavas, quartas de final e semi-finais, serão disputadas em uma melhor de 3 jogos de 7 gols cada, obedecendo o tempo limite de 30 minutos para cada partida.

A Final será disputada em uma partida de 5 jogos de 5 gols cada. No caso de 4 x 4 o último jogo deverá ser vencido por dois pontos de diferença até uma máximo de 8 gols.



Todas as categorias com menos de 8 times inscritos competirão no formato TODOS-CONTRA-TODOS, sendo uma partida de 3 jogos de 5 gols cada, sendo que cada partida de 3 jogos não poderá ultrapassar o tempo limite de 15 minutos. Ganhará quem tiver o maior número de vitórias, utilizando o critério de saldo de gols para desempate.


Categorias com 8 ou mais times inscritos disputarão uma classificatória que será definida em chaves de 4 times onde jogarão todos-contra-todos, sendo apenas 2 partidas de 7 gols cada, onde 2 times se classificam para a Final (serie A) e os outros 2 times são desclassificados.


Todos os competidores somarão pontos no Ranking conforme sua pontuação geral, gols são critério para desempate na classificação geral, lute até o fim por cada gol.


As regras de Formato de torneio só podem ser alteradas em casos especiais que serão decididos mediante votação entre os competidores se for necessário e apenas sob supervisão de um Oficial ABP presente no local.



VALORES POR PARTICIPANTE:


CATEGORIAS

Não Associado e
Pagamento no local:

Antecipado ou
Associado ABP:

Quem pode
participar

Duplas (por pessoa)

R$ 20,00

R$ 10,00

Todos

Individual

R$ 20,00

R$ 10,00

Todos

Feminino

R$ 10,00

R$ 5,00

Mulheres

Junior

R$ 10,00

R$ 5,00

Menores de 18

Sênior

R$ 10,00

R$ 5,00

Maiores de 50

SUP

grátis

grátis

Todos


Obs: Só podem participar do SUP os competidores que estiverem quites com a inscrição em qualquer outra categoria.


CATEGORIAS

Não Associado e
Pagamento no local:

Antecipado ou
Associado ABP:

Duplas + Individual

R$ 30,00

R$ 15,00

Feminino + Duplas + Individual

R$ 25,00

R$ 15,00

Junior + Duplas + Individual

R$ 25,00

R$ 15,00

Sênior + Duplas + Individual

R$ 25,00

R$ 15,00



*Pagamento antecipado é considerado quando for efetuado/compensado até as 20:00 do dia anterior ao início do Torneio.


Ao efetuar o pagamento da inscrição, você está confirmando que leu e concorda totalmente com o Regulamento do torneio, as Regras Básicas e Regras Oficiais como referência na solução de problemas.



Em nenhuma circunstância o valor depositado para inscrição será devolvido, a não ser que determinada categoria tenha sido cancelada por não atingir o número mínimo de competidores, conforme estabelecido no Regulamento.



REGRAS BÁSICAS:

As regras básicas são um resumo simplificado das regras oficiais:

1 - INÍCIO DE JOGO - 
Para iniciar deve-se começar com um cara ou coroa (par ou ímpar) o vencedor tem o direito de decidir sair com a bola ou escolher o lado da mesa, o oponente fica com a opção remanescente.
Obs: uma vez feita a escolha não pode ser alterada.

2 - SERVIÇO DE BOLA - 
A bola deve ser colocada com a mão no jogador central da barra de meio campo do time que optou sair com a bola; após convertido um gol a bola sai no boneco central da barra de meio de campo do time que sofreu o último gol, e assim por diante. Na próxima partida sai com a bola o time que perdeu o último jogo.

3 - A PRIMEIRA BOLA - 
Após ter certeza que o time oposto está pronto para jogar, deve-se movimentar a bola de uma forma que toque 2 bonecos antes de chutar a gol ou avançar (passar a bola);

4 - BOLA FORA - 
Se a bola sair da mesa deverá ser colocada na defesa do time oposto que causou a saída da bola, ou seja, se o time "A" chutou a bola de uma forma que fez com que ela saísse da mesa, independente onde a bola bateu antes de sair, então o time "B" tem o direito de sair com a bola na sua defesa.

5 - BOLA MORTA - 
Se bola parar fora do alcance de qualquer boneco, ele deverá ser colocada na defesa mais perto do local onde a bola parou, no caso de parar no meio de campo deverá ser colocada no pé de quem serviu a última bola. Não se deve sacudir, levantar ou bater a mesa.

6 - PONTO MARCADO (GOL) 
Se a bola entrar e sair do gol, o gol será válido, cada gol conta como 1 ponto apenas, independente de qual jogador chutou a bola a gol.
Obs: gol de goleiro não vale dois! e bola que entra e sai, vale! Gol aéreo é permitido, mas é proibido em campeonatos oficiais.

7 - A PARTIDA - 
Uma partida é uma melhor de 3 ou 5 jogos conforme for estabelecido previamente pelo diretor ou organizador do toneio.

8 - O JOGO - 
Um jogo é vencido pelo time que fizer 5 gols primeiro, podendo ser definido para 5 ou 10 gols ou conforme o diretor ou organizador do torneio.

9 - GIRAR AS BARRAS - 
Não é permitido girar as barras e nem bater nas laterais ou qualquer esforço na mesa que atrapalhe ou dificulte o controle de bola do time oponente. Um giro de 360º graus da barra (uma volta completa apenas), desde que seja controlado, é permitido. Se for efetuado um gol girando as barras o mesmo deverá ser invalidado, porém se for gol contra após um giro ilegal, será válido! Um giro Ilegal é constituído quando o boneco der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola.

10 - TEMPO DE POSSE DE BOLA - 
O tempo de posse de bola não deverá exceder 15 segundos em cada barra, sendo que goleiro e defesa, são considerados como uma única barra, o tempo de posse no meio de campo é de apenas 10 segundos.

11 - INVASÃO A AREA DE JOGO - 
Não se deve colocar a mão dentro da area de jogo enquanto a bola estiver em movimento, se houver a necessidade de remover algum objeto que tenha caído no campo, ou a bola parar, aguarde até que a bola pare completamente e então peça permissão ao adversário para colocar a mão dentro de campo.
 
Obs: Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada até que pare completamente.

12 - TROCA DE LADO E DE PARCEIROS
Os times podem trocar de lado da mesa após cada jogo se quiserem, caso ambos não queiram então não é necessário, mas uma vez que um time queira trocar de lado então deverão continuar trocando ao final de cada jogo.
Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem mas apenas entre um gol e outro, ou durante uma pausa, não é permitido trocar de posição com a bola em jogo, esteja parada ou em movimento.

13 - FALTA TÉCNICA - 
Deverá ser cobrada paralisando o jogo como está e colocar a bola na barra de ataque (nessa hora o time pode escolher quem vei cobrar a falta técnica) tentar fazer um gol no time que cometeu a violação. Se o gol for convertido a bola deverá sair normalmente no meio de campo de quem sofreu o gol, caso o ponto não seja marcado a bola deverá voltar para posição inicial onde foi chamada a Falta Técnica e os times devem ocupar a mesma posição em que estavam antes da falta.
 
Obs: Em campeonato oficial uma terceira falta técnica sofrida pelo mesmo time em uma partida (melhor de 3 ou 5 jogos) resulta em perda do jogo.

14 - DISTRAÇÃO - 
Não é permitido distrair o adversário de qualquer forma, seja falando verbalmente, batendo a barra antes de chutar a gol, ter expectadores ou amigos que façam alguma coisa para desviar a atenção do outro time, e também não é permitido que os jogadores do mesmo time fiquem conversando em quanto a bola estiver em jogo, após efetuado o gol é válido qualquer comemoração, mas não durante o jogo.

15 - ATRASO DE JOGO - 
Uma vez que o jogo for iniciado, deverá continuar até o seu término sem interrupções, havendo a necessidade um time pode pedir tempo, mas desde que o time tenha a posse de bola e ela esteja parada. Cada time pode fazer 2 pedidos de tempo por jogo, cada pedido de tempo não pode ultrapassar 30 segundos. Entre uma partida e outra o máximo de 90 segundos, qualquer violação a essa regra deverá ser penalizada.

16 - PUNIÇÕES -
Cada uma das regras acima devem ser respeitadas o tempo todo, a violação de qualquer uma das regras acima deverão ser punidas da seguinte forma:
 
1ª Violação - Aviso verbal,
2ª Violação - Perda de posse de bola para o time oponente servir no meio de campo,
 
3ª Violação - Punição com Falta Técnica.
Obs: 3 Faltas Técnicas em uma mesma partida, pelo mesmo motivo, são penalizadas com perda da partida.

17 - PROBLEMAS E DÚVIDAS - 
Em casos especiais envolvendo problemas ou dúvidas, o
 livro de regras oficiais ITSF, deve ser utilizado como referência para a decisão final.

- 17.1 - Esperamos de todos os participantes, uma atitude ética e esportiva, não será tolerado durante todo o torneio qualquer tipo de ofensas, xingamentos, brigas, discussões, ou confusões de qualquer natureza contra outros jogadores, juízes, espectadores e/ou organizadores, seja no local do evento ou em suas proximidades.

-17.2 - As partidas podem ser arbitradas por um Juiz (se presente) ou auto-arbitradas. Na falta de um Juiz oficial, qualquer outro Oficial, ou o jogador mais experiente presente no local podem exercer a função e Juiz. Uma vez presente na mesa, o Juiz Oficial ou eleito, é a autoridade máxima, sua decisão é final e não pode ser contestada a não ser para a interpretação da regra, desrespeito ao Juiz estará sujeito a penalização de conduta anti-esportiva podendo ser penalizado com perda da partida e até desclassificação do torneio. Havendo necessidade podem haver 2 Juízes em uma partida.

- 17.3 - Violação à regra de conduta e penalidades:
-Primeira violação = aviso verbal,
-Segunda violação = perda da partida.
-Reincidência = desclassificação do torneio.
- No caso de confusão generalizada = expulsão do local e dependendo da gravidade, impedimento definitivo de participar de torneios oficiais ABP.

- 17.4 - A decisão sobre a gravidade da violação e a penalidade a ser aplicada, caberá a uma votação em conjunto com o Oficial ABP presente, o próximo Oficial mais graduado, e mais 3 jogadores escolhidos aleatóriamente ou não, desde que não estejam envolvidos na confusão ou tenham qualquer interesse pessoal a favor ou contra a(s) pessoa(s) envolvidas.

18 - DIVIRTA-SE! -

Obs: Deverá ser tomado nota de cada violação de cada time durante cada jogo, para se saber exatamente quando é a primeira, segunda ou terceira violação da mesma regra e poder assim executar a punição devida, ou seja, a Falta Técnica só pode ser chamada quando o mesmo time cometer uma infração da mesma regra por 3 vezes em cada jogo, uma vez o jogo tenha terminado as violações serão zeradas para o próximo jogo, porém a Falta Técnica deverá ficar anotada e somada ao longo da partida inteira (melhor de 3 ou 5 jogos) e o time que cometer a 3ª Falta Técnica da mesma violação, será penalizado com perda da partida.

Acima de tudo o jogo de Pebolim como qualquer outro esporte deve ser jogado conforme suas regras, e levado em consideração que merece ganhar quem tem mais habilidade e não quem for mais malandro! girar as barras, bater para dificultar o controle do adversário ou distraí-lo de qualquer forma ou qualquer outra ação onde prevaleça a malandragem (catimba) do que a habilidade, deverá ser punida com Falta Técnica.

Para conhecer as regras oficiais Internacionais adotadas em Campeonatos Oficiais no Brasil e outros países, consulte o LIVRO DE REGRAS OFICIAIS ITSF.

 

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