REGULAMENTO:
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- REGRAS:
1 - Torneios regionais podem ser organizados e disputados (se assim desejado pelo organizador) através apenas das REGRAS BÁSICAS, porém em casos dúvidas, problemas ou envolvendo casos especiais, serão resolvidos, e/ou penalizados conforme o LIVRO DE REGRAS OFICIAIS, que são as regras Internacionais ITSF - traduzidas para Português.
2 - Para que um Torneio seja oficializado, deverá ter presente pelo menos um Oficial FEBRAPE no evento. 2
- INSCRIÇÕES:
2.1 - Limite de inscrições por Categoria, pode ser necessário conforme quantidade de mesas disponíveis e local onde será realizado cada torneio, quem define o número máximo de inscrições por categoria é o Diretor do Torneio que têm a obrigação de divulgar os limites antecipadamente no anúncio da competição.
2.2 - Quando houver um número limite de competidores para cada categoria em um determinado evento, terá prioridade quem pagar a inscrição primeiro até a última vaga disponível. Os demais serão colocados em fila de espera para o caso de desistências ou não comparecimento.
2.2.1 - A prioridade é definida em primeiro lugar por data de pagamento e, em segundo lugar por ordem de apresentação do comprovante de pagamento/depósito, na mesa de registro no dia do evento.
2.2.2 - O Pagamento de inscrições efetuados por qualquer meio (eletrônico ou não), que por acaso tenham sido feitos após ter terminado o número de vagas disponíveis, devem ser 100% reembolsados (desde que tenham sido compensados), mas apenas se o interessado estiver presente no local, o não comparecimento ao local do evento invalidará o reembolso independente do motivo.
2.3 - Caso as inscrições sejam feitas no local, no dia do torneio, a prioridade será dada da mesma forma, por ordem de chegada/pagamento. O diretor do torneio deverá providenciar uma lista visível a todos, onde serão colocados os nomes dos inscritos conforme forem confirmando presença/pagamento.
2.4 - Os valores das inscrições deverão ser decididos e anunciados antecipadamente pelo organizador do evento na divulgação do torneio. Torneios sem valor de inscrição (gratuitos / promocionais / patrocinados / sociais) são regidos da mesma forma, terá prioridade quem se registrar primeiro na mesa de Registro no local do evento. 3 - DATAS e HORÁRIOS:
Todos os horários devem ser rigorosamente respeitados, o diretor/organizador do evento deverá publicar antecipadamente junto com o anúncio do torneio toda a programação. Em casos especiais por motivos óbvios, e apenas mediante o consentimento por meio de votação da maioria dos presentes no local, os horários poderão ser alterados.
3.1 - Os competidores que optarem por efetuar a inscrição e pagamento no dia do evento, deverão fazê-lo comparecendo a mesa de organização até no máximo 60 minutos antes do início de cada categoria.
3.2 - Todos os participantes previamente inscritos (inscrição pré-paga) deverão comparecer á mesa de organização do evento com pelo menos 30 minutos de antecedência do início de cada competição.
3.3 - O competidor ou time que atrasar para o horário de sua disputa por qualquer motivo que seja, mais do que 5 minutos, terá sua partida perdida por WO, havendo outras partidas agendadas ele poderá participar normalmente.
3.3.1 - O não comparecimento ou perda por WO devido a atrasos não serão de forma alguma reembolsados.
3.4 - Os torneios oficiais são divididos em Categorias diferentes, no caso de um competidor que pode participar em mais de uma categoria, se assim desejar, deverá ter condição de competir conforme a organização de datas e horários. ex.: Nas categorias DUPLAS e INDIVIDUAL ABERTO, qualquer participante da categoria JUNIOR, SENIOR ou FEMININO que desejar, pode e deve competir sem ter que "desistir" de outra categoria em que esteja registrado também.
3.5 - Os horários devem ser organizados de uma forma que haja espaço para descanso mínimo entre uma competição e outra, e também pausas para almoço e lanche para os competidores e organizadores, quando uma competição durar um dia inteiro ou mais.
3.6 - Nenhum torneio deverá iniciar oficialmente antes das 9:00 AM e/ou terminar após as 23:00 quando houver continuidade no dia seguinte.
3.7 - Nenhum competidor deverá disputar por mais de 2 horas ininterruptas sem descanso de pelo menos 30 minutos. 4
- MESAS (Oficiais e Reconhecidas)
4.1 - A quantidade mínima de mesas por torneio devem ser ao menos 1 para cada 8 times, 2 para cada 16 times e assim por diante.
4.2 - As mesas reconhecidas pela FEBRAPE, podem ser de qualquer marca, desde que estejam em perfeitas condições de jogo, sejam de boa qualidade e ofereçam condição de jogabilidade profissional. Para serem aprovadas devem ser avaliadas e pela comissão técnica da FEBRAPE para que o torneio possa ser realizado. 5 - PREMIAÇÃO:
A premiação mínima é 1 (um) troféu para o Campeão ou Dupla Campeã de cada categoria, medalhas para segundo e terceiro lugar e, deverá ser definida e divulgada junto com o anúncio do Torneio. Outros prêmios podem ser agregados a qualquer momento sem necessidade de aviso prévio.
5.1 - Premiação em dinheiro pode ser feita conforme possibilidade, sendo por parte de patrocinadores, apoio, ou arrecadação de inscrições do evento, desde que 50% do arrecadado nas inscrições seja destinado para a organização do evento. 6
- PONTUAÇÃO:
6.1 - Os pontos são acumulados por cada participante, sendo assim, no caso da Dupla, os dois somam a mesma quantidade de pontos no Ranking individualmente.
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- CATEGORIAS:
7.1 - O número mínimo para que uma categoria seja disputada é de 4 times para as categorias Júnior, Sênior e Feminino, não atingindo o mínimo de competidores suficientes para formar 4 times (duplas) deverá ser disputado na modalidade Individual, exceto nas categorias INDIVIDUAL e DUPLAS Aberto que precisam de pelo menos 6 times cada.
7.2 - No caso de haver um número inferior ao mínimo exigido de competidores para uma determinada categoria, ela deverá ser cancelada, e se houver dinheiro arrecadado na inscrição, deverá ser devolvido integralmente para os inscritos, mas apenas se estiverem presentes no local. 8 - FORMATO DE COMPETIÇÃO:
O Formato da competição adotado para cada torneio/categoria poderá depender do número de competidores presentes, que podem ser no formato todos-contra-todos, grupos com eliminatórias, classificação, mata-mata, e ainda simples ou dupla eliminatória, sempre obedecendo no mínimo uma partida de 7 a 10 gols, ou uma melhor de 3 de 7 gols (1 partida de 3 jogos de 7 gols cada), ou melhor de 5 de 5 gols.
8.1 - O diretor do torneio é quem deve decidir qual o melhor formato a ser adotado levando em consideração o número de mesas disponíveis, a grade de horários, e quantidade de participantes inscritos presentes e categorias anunciadas.
8.2 - O Diretor do torneio tem permissão para tomar a decisão de modificar o formato se achar conveniente, podendo optar por votação dos presentes se achar necessário - mas não obrigatoriamente. Qualquer que seja a decisão, deverá ser tomada e anunciada pelo menos 30 minutos antes do início das partidas.
9 - ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO.
O REGULAMENTO foi desenvolvido para servir como uma diretriz de organização, em casos especiais poderá ser alterado ou emendado conforme necessidade, desde que seja feito por um Oficial FEBRAPE.
9.1 - Somente um Oficial FEBRAPE presente no local, poderá alterar/emendar o REGULAMENTO, julgando necessário conforme sua experiência e, podendo optar ou não pelo meio de votação entre os presentes se achar necessário. Em caso de empate, o Oficial tem o voto de minerva.
9.2 - A decisão do Oficial é final e não pode ser contestada. 10 - HIERARQUIA.
No caso de dúvidas e solução de problemas, prevalece as decisões tomadas pelas pessoas na ordem hierárquica abaixo.
PREMIAÇÃO
Os prêmios em dinheiro são garantidos, desde que o valor arrecadado nas inscrições seja superior ao total de prêmios. Caso consigamos algum patrocinador ou apoio, outros prêmios poderão ser acrescentados.
O torneio SUP têm o propósito estimular os competidores a chegar cedo para iniciar um aquecimento "valendo" alguma coisa (R$ 50,00 mais pontuação no Ranking) .
O número de participantes no SUP é limitado e terá preferência quem chegar e pagar primeiro.
PONTUAÇÃO no RANKING.
Todos os competidores que participarem, somarão pontos no Ranking Local (se houver) conforme suas regras, e também receberão pontos no Ranking de Jogadores FEBRAPE, o torneio SUP também soma pontos.
Os pontos são distribuídos individualmente, ou seja, quando uma dupla recebe pontos, os dois participantes do time recebem o mesmo número de pontos individualmente no Ranking de Jogadores FEBRAPE.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado (20 de Setembro)
Domingo (21 de Setembro)
FORMATO:
Todas as categorias serão disputadas no formato de GRUPOS sendo que cada GRUPO é formado por 4 times (duplas ou individual).
Na primeira fase (FASE CLASSIFICATÓRIA) cada grupo disputará no formato TODOS-CONTRA-TODOS, ex.:
Na fase classificatória cada time se enfrenta 2 vezes, sendo um jogo em cada mesa e obedecendo o limite máximo de 7 gols ou o tempo máximo de 15 minutos para cada jogo. Dentro dos 15 minutos estão inclusos 2 tempos de 30 segundos para cada time e 1 minuto de treino / aquecimento livre, e os outros 10 minutos são para jogo. Jogos com WO terão seus placares computados em 7 x 2.
Classificam-se 16 times para as finais, sendo que o primeiro e segundo classificado de cada grupo terão prioridade, na falta de times suficientes, os times restantes (3º e 4º Colocado de cada grupo) podem preencher as vagas.
O critério utilizado para classificação será em primeiro lugar o número de vitórias e como critério de desempate em primeiro lugar o número de gols a favor, se continuar empatado, em segundo lugar número de gols contra, caso ainda assim haja empate deverá ser decidido entre os times uma melhor de 3 bolas.
Os 2 times vencedores de cada GRUPO estarão automaticamente classificados para as FINAIS que serão disputadas no formato MATA-MATA até que saia o Campeão. Veja o exemplo abaixo no caso de classificação de 8 grupos.
As oitavas, quartas de final e semi-finais, serão disputadas em uma melhor de 3 jogos de 7 gols cada, obedecendo o tempo limite de 30 minutos para cada partida. A Final será disputada em uma partida de 5 jogos de 5 gols cada. No caso de 4 x 4 o último jogo deverá ser vencido por dois pontos de diferença até uma máximo de 8 gols.
Todas as categorias com menos de 8 times inscritos competirão no formato TODOS-CONTRA-TODOS, sendo uma partida de 3 jogos de 5 gols cada, sendo que cada partida de 3 jogos não poderá ultrapassar o tempo limite de 15 minutos. Ganhará quem tiver o maior número de vitórias, utilizando o critério de saldo de gols para desempate.
Categorias com 8 ou mais times inscritos disputarão uma classificatória que será definida em chaves de 4 times onde jogarão todos-contra-todos, sendo apenas 2 partidas de 7 gols cada, onde 2 times se classificam para a Final (serie A) e os outros 2 times são desclassificados.
Todos os competidores somarão pontos no Ranking conforme sua pontuação geral, gols são critério para desempate na classificação geral, lute até o fim por cada gol.
As regras de Formato de torneio só podem ser alteradas em casos especiais que serão decididos mediante votação entre os competidores se for necessário e apenas sob supervisão de um Oficial ABP presente no local.
VALORES POR PARTICIPANTE:
Obs: Só podem participar do SUP os competidores que estiverem quites com a inscrição em qualquer outra categoria.
*Pagamento antecipado é considerado quando for efetuado/compensado até as 20:00 do dia anterior ao início do Torneio.
Ao efetuar o pagamento da inscrição, você está confirmando que leu e concorda totalmente com o Regulamento do torneio, as Regras Básicas e Regras Oficiais como referência na solução de problemas.
Em nenhuma circunstância o valor depositado para inscrição será devolvido, a não ser que determinada categoria tenha sido cancelada por não atingir o número mínimo de competidores, conforme estabelecido no Regulamento.
REGRAS BÁSICAS: As regras básicas são um resumo simplificado das regras oficiais:
1
- INÍCIO DE JOGO -
2
- SERVIÇO DE BOLA -
3
- A PRIMEIRA BOLA -
4
- BOLA FORA -
5
- BOLA MORTA -
6
- PONTO MARCADO (GOL)
7
- A PARTIDA -
8
- O JOGO -
9
- GIRAR AS BARRAS -
10
- TEMPO DE POSSE DE BOLA -
11
- INVASÃO A AREA DE JOGO -
12
- TROCA DE LADO E DE PARCEIROS
13
- FALTA TÉCNICA -
14
- DISTRAÇÃO -
15
- ATRASO DE JOGO -
16
- PUNIÇÕES -
17
- PROBLEMAS E DÚVIDAS - - 17.1 - Esperamos de todos os participantes, uma atitude ética e esportiva, não será tolerado durante todo o torneio qualquer tipo de ofensas, xingamentos, brigas, discussões, ou confusões de qualquer natureza contra outros jogadores, juízes, espectadores e/ou organizadores, seja no local do evento ou em suas proximidades. -17.2 - As partidas podem ser arbitradas por um Juiz (se presente) ou auto-arbitradas. Na falta de um Juiz oficial, qualquer outro Oficial, ou o jogador mais experiente presente no local podem exercer a função e Juiz. Uma vez presente na mesa, o Juiz Oficial ou eleito, é a autoridade máxima, sua decisão é final e não pode ser contestada a não ser para a interpretação da regra, desrespeito ao Juiz estará sujeito a penalização de conduta anti-esportiva podendo ser penalizado com perda da partida e até desclassificação do torneio. Havendo necessidade podem haver 2 Juízes em uma partida.
-
17.3 - Violação à regra de conduta e penalidades: - 17.4 - A decisão sobre a gravidade da violação e a penalidade a ser aplicada, caberá a uma votação em conjunto com o Oficial ABP presente, o próximo Oficial mais graduado, e mais 3 jogadores escolhidos aleatóriamente ou não, desde que não estejam envolvidos na confusão ou tenham qualquer interesse pessoal a favor ou contra a(s) pessoa(s) envolvidas. 18 - DIVIRTA-SE! - Obs: Deverá ser tomado nota de cada violação de cada time durante cada jogo, para se saber exatamente quando é a primeira, segunda ou terceira violação da mesma regra e poder assim executar a punição devida, ou seja, a Falta Técnica só pode ser chamada quando o mesmo time cometer uma infração da mesma regra por 3 vezes em cada jogo, uma vez o jogo tenha terminado as violações serão zeradas para o próximo jogo, porém a Falta Técnica deverá ficar anotada e somada ao longo da partida inteira (melhor de 3 ou 5 jogos) e o time que cometer a 3ª Falta Técnica da mesma violação, será penalizado com perda da partida. Acima de tudo o jogo de Pebolim como qualquer outro esporte deve ser jogado conforme suas regras, e levado em consideração que merece ganhar quem tem mais habilidade e não quem for mais malandro! girar as barras, bater para dificultar o controle do adversário ou distraí-lo de qualquer forma ou qualquer outra ação onde prevaleça a malandragem (catimba) do que a habilidade, deverá ser punida com Falta Técnica. Para conhecer as regras oficiais Internacionais adotadas em Campeonatos Oficiais no Brasil e outros países, consulte o LIVRO DE REGRAS OFICIAIS ITSF.
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