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Simples

As regras Simples são destinadas a quem que apenas se divertir em uma partida de Pebolim.

JOGO =  vence o time que marcar 10 gols primeiro.
PARTIDA =  pode ser uma melhor de 3 ou apenas 1 jogo.

1 - INÍCIO DE JOGO
Decide-se no par-ou-ímpar quem sai com a bola ou escolhe o lado da mesa.

2 – SERVIÇO DE BOLA
A bola pode ser lançada pelo buraco lateral da mesa com efeito ou não, e também pode ser colocada com a mão no boneco central da barra de meio campo e inicia o jogo assim que tiver certeza que o time oposto está pronto para jogar. 

3 – PONTO MARCADO
O time que sofreu um gol, sai com a bola no meio de campo no jogador central da barra de 5, obedecendo a Regra 2 (serviço de bola) 
 Uma bola que entra e sai do gol, conta como gol normal. 
 Gol de goleiro não vale 2 a não ser que seja combinado de forma diferente, fica a critério dos jogadores.

4 – BOLA MORTA
Quando a bola parar fora do alcance dos jogadores, deve ser colocada com a mão, na defesa que estiver mais próxima. Se a bola parar no meio de campo, sai com o time que tiver menos pontos (Regra 2).

5 - BOLA FORA
Se a bola sair da mesa, o time que serviu a bola pela última vez, serve novamente, sempre obedecendo a Regra 2.

6 - TROCA DE POSIÇÃO DOS JOGADORES
Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem entre um gol e outro, ou entre partidas.

ÚLTIMA REGRA – DIVIRTA-SE!!!

Acima de tudo o jogo de Pebolim como qualquer outro esporte deve ser jogado conforme suas regras, e sempre merece ganhar quem tem mais habilidade e não quem for mais malandro!
Girar as barras, bater para dificultar o controle do adversário ou distraí-lo de qualquer forma ou qualquer outra ação onde prevaleça a malandragem (catimba) do que a habilidade, deverá ser punida com Falta.

O QUE NÃO SE DEVE FAZER DURANTE UMA PARTIDA DE PEBOLIM:

1 - GIRAR AS BARRAS
É proibido girar as barras mais do que 1 volta completa, também conhecido como “ventilador”, ou “roletada”.
 Um giro ilegal é definido quando o boneco der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola.

2 – BATER, SACUDIR OU LEVANTAR A MESA
Qualquer movimento que dificulte ou atrapalhe o controle ou uma jogada do adversário deverá ser punido como falta.

3 - INVASÃO A AREA DE JOGO
Não se deve colocar a mão dentro da área de jogo enquanto a bola estiver em movimento. Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada até que pare completamente.

4 – DISTRAÇÃO
Qualquer forma utilizada para distrair o oponente a fim de marcar um gol, exemplo: bater a barra do meio (sem bola) afim de obter um movimento de reflexo da defesa oposta para marcar um gol.

5 – ATRASO
Não se deve demorar mais do que 20 segundos com a bola em sua posse, ou ficar "enrolando" para irritar o adversário.

FALTAS E PUNIÇÕES
O desrespeito a qualquer uma das regras acima, deve ser punido da seguinte forma:

1ª Violação - Aviso verbal, sem punição.

2ª Violação - Perda de posse de bola para o time oponente.

3ª Violação - Punição com perda de 1 gol.

NOTA: Essas são as regras simples para se divertir jogando pebolim corretamente, para um
estudo mais a fundo das regras oficiais que são utilizadas no Campeonato Brasileiro e no
Mundial, veja REGRAS OFICIAIS.
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