As regras Simples são destinadas a quem que apenas se divertir em uma partida de Pebolim. JOGO = vence o time que marcar 10 gols primeiro. PARTIDA = pode ser uma melhor de 3 ou apenas 1 jogo. 1 - INÍCIO DE JOGO Decide-se no par-ou-ímpar quem sai com a bola ou escolhe o lado da mesa. 2 – SERVIÇO DE BOLA A bola pode ser lançada pelo buraco lateral da mesa com efeito ou não, e também pode ser colocada com a mão no boneco central da barra de meio campo e inicia o jogo assim que tiver certeza que o time oposto está pronto para jogar. 3 – PONTO MARCADO O time que sofreu um gol, sai com a bola no meio de campo no jogador central da barra de 5, obedecendo a Regra 2 (serviço de bola) Uma bola que entra e sai do gol, conta como gol normal. Gol de goleiro não vale 2 a não ser que seja combinado de forma diferente, fica a critério dos jogadores. 4 – BOLA MORTA Quando a bola parar fora do alcance dos jogadores, deve ser colocada com a mão, na defesa que estiver mais próxima. Se a bola parar no meio de campo, sai com o time que tiver menos pontos (Regra 2). 5 - BOLA FORA Se a bola sair da mesa, o time que serviu a bola pela última vez, serve novamente, sempre obedecendo a Regra 2. 6 - TROCA DE POSIÇÃO DOS JOGADORES Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem entre um gol e outro, ou entre partidas. ÚLTIMA REGRA – DIVIRTA-SE!!! Acima de tudo o jogo de Pebolim como qualquer outro esporte deve ser jogado conforme suas regras, e sempre merece ganhar quem tem mais habilidade e não quem for mais malandro! Girar as barras, bater para dificultar o controle do adversário ou distraí-lo de qualquer forma ou qualquer outra ação onde prevaleça a malandragem (catimba) do que a habilidade, deverá ser punida com Falta. O QUE NÃO SE DEVE FAZER DURANTE UMA PARTIDA DE PEBOLIM: 1 - GIRAR AS BARRAS É proibido girar as barras mais do que 1 volta completa, também conhecido como “ventilador”, ou “roletada”. Um giro ilegal é definido quando o boneco der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola. 2 – BATER, SACUDIR OU LEVANTAR A MESA Qualquer movimento que dificulte ou atrapalhe o controle ou uma jogada do adversário deverá ser punido como falta. 3 - INVASÃO A AREA DE JOGO Não se deve colocar a mão dentro da área de jogo enquanto a bola estiver em movimento. Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada até que pare completamente. 4 – DISTRAÇÃO Qualquer forma utilizada para distrair o oponente a fim de marcar um gol, exemplo: bater a barra do meio (sem bola) afim de obter um movimento de reflexo da defesa oposta para marcar um gol. Não se deve demorar mais do que 20 segundos com a bola em sua posse, ou ficar "enrolando" para irritar o adversário. FALTAS E PUNIÇÕES O desrespeito a qualquer uma das regras acima, deve ser punido da seguinte forma: 1ª Violação - Aviso verbal, sem punição. 2ª Violação - Perda de posse de bola para o time oponente. 3ª Violação - Punição com perda de 1 gol. NOTA: Essas são as regras simples para se divertir jogando pebolim corretamente, para um estudo mais a fundo das regras oficiais que são utilizadas no Campeonato Brasileiro e no Mundial, veja REGRAS OFICIAIS. |
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