Torneios‎ > ‎T.F.P. - Feminino‎ > ‎

Regras



REGRAS BÁSICAS:
As regras básicas são um resumo simplificado das regras oficiais e serão adotadas para esse torneio:

1 - INÍCIO DE JOGO - Para iniciar deve-se começar com um cara ou coroa (par ou ímpar) o vencedor tem o direito de decidir sair com a bola ou escolher o lado da mesa, o oponente fica com a opção remanescente.
obs: uma vez feita a escolha não pode ser alterada.


2 - SERVIÇO DE BOLA - A bola deve ser colocada com a mão no jogador central da barra de meio campo do time que optou sair com a bola; após convertido um gol a bola sai no boneco central da barra de meio de campo do time que sofreu o último gol, e assim por diante. Na próxima partida sai com a bola o time que perdeu o último jogo.


3 - A PRIMEIRA BOLA - 
Após ter certeza que o time oposto está pronto para jogar, deve-se movimentar a bola de uma forma que toque 3 bonecos diferentes antes de chutar a gol ou avançar (passar a bola);


4 - BOLA FORA - Se a bola sair da mesa deverá ser colocada na defesa do time oposto que causou a saída da bola, ou seja, se o time "A" chutou a bola de uma forma que fez com que ela saísse da mesa, independente onde a bola bateu antes de sair, então o time "B" tem o direito de sair com a bola na sua defesa.


5 - BOLA MORTA - Se bola parar fora do alcance de qualquer boneco, ele deverá ser colocada na defesa mais perto do local onde a bola parou, no caso de parar no meio de campo deverá ser colocada no pé de quem serviu a última bola. Não se deve sacudir, levantar ou bater a mesa.


6 - PONTO MARCADO (GOL) - Se a bola entrar e sair do gol, o gol será válido, cada gol conta como 1 ponto apenas, independente de qual jogador chutou a bola a gol. O time que sofreu o gol agora é quem serve a bola conforma regra 3.
obs: gol de goleiro não vale dois! e bola que entra e sai, vale! Gol aéreo é permitido, mas é proibido em campeonatos oficiais.


7 - A PARTIDA - Uma partida é uma melhor de 3 ou 5 jogos conforme for estabelecido previamente pelo diretor ou organizador do torneio.


8 - O JOGO -  Um jogo é vencido pelo time que fizer 5 gols primeiro, podendo ser definido para 7 ou 10 gols  dependendo da fase ou conforme for definido pelo diretor ou organizador do torneio. O Fator "tempo" pode ser crucial para essa definição ou mesmo alteração antes do início de cada fase. Uma vez iniciada uma fase, deve permanecer igual até o término da mesma.


9 - GIRAR AS BARRAS - Não é permitido girar as barras e nem bater nas laterais ou qualquer esforço na mesa que atrapalhe ou dificulte o controle de bola do time oponente. Um giro de 360º graus da barra (uma volta completa apenas), desde que seja controlado, é permitido. Se for efetuado um gol girando as barras o mesmo deverá ser invalidado, porém se for gol contra após um giro ilegal, será válido! Um giro Ilegal é definido quando o boneco der uma volta superior a 360º antes ou depois de tocar a bola.


10 - TEMPO DE POSSE DE BOLA -  O tempo de posse de bola não deverá exceder 15 segundos em cada barra, sendo que goleiro e defesa, são considerados como uma única barra, o tempo de posse no meio de campo é de apenas 10 segundos. Caso o adversário atrapalhe o controle do outro time, o tempo de posse de bola será reiniciado para o time prejudicado.


11 - INVASÃO A AREA DE JOGO -  Não se deve colocar a mão dentro da área de jogo enquanto a bola estiver em movimento, se houver a necessidade de remover algum objeto que tenha caído no campo, aguarde até que a bola esteja parada completamente e então peça permissão ao adversário para colocar a mão dentro de campo. 
obs: Uma bola girando em seu próprio eixo é considerada bola viva e não deve ser tocada até que pare completamente.


12 - TROCA DE LADO E DE PARCEIROS - Os times podem trocar de lado da mesa após cada jogo se quiserem, caso ambos não queiram então não é necessário, mas uma vez que um time queira trocar de lado, deverão continuar trocando de lado da mesa ao final de cada jogo.
Os parceiros podem trocar de posição quantas vezes quiserem mas apenas entre um gol e outro, ou durante uma pausa, não é permitido trocar de posição com a bola em jogo, esteja parada ou em movimento.


13 - FALTA TÉCNICA -  Deverá ser cobrada paralisando o jogo como está e colocar a bola na barra de ataque (nessa hora o time pode escolher quem vai cobrar a falta técnica) e tentar fazer um gol no time que cometeu a infração. Se o gol for convertido a bola deverá sair normalmente no meio de campo de quem sofreu o gol, caso o ponto não seja marcado a bola deverá voltar para posição inicial onde foi chamada a Falta Técnica e os times devem ocupar a mesma posição em que estavam antes da falta. 
obs: Em campeonato oficial uma terceira falta técnica sofrida pelo mesmo time em uma partida (melhor de 3 ou 5 jogos) resulta em perda do jogo.


14 - DISTRAÇÃO -  Não é permitido distrair o adversário de qualquer forma, seja falando verbalmente, batendo a barra antes de chutar a gol, ter expectadores ou amigos que façam alguma coisa para desviar a atenção do outro time, e também não é permitido que os jogadores do mesmo time fiquem conversando em quanto a bola estiver em jogo, após efetuado o gol é válido qualquer comemoração, mas não durante o jogo.


15 - ATRASO DE JOGO -  Uma vez que o jogo for iniciado, deverá continuar até o seu término sem interrupções, havendo o desejo ou necessidade, um time pode pedir tempo, mas desde que o time tenha a posse de bola e ela esteja parada. Cada time pode fazer 2 pedidos de tempo por jogo, cada pedido de tempo não pode ultrapassar 30 segundos. Entre um jogo e outro deve-se obedecer o tempo máximo de 90 segundos, qualquer violação a essa regra poderá ser penalizada como atraso de jogo.


16 - PUNIÇÕES - Cada uma das regras acima devem ser respeitadas o tempo todo, a violação de qualquer uma das regras acima deverão ser punidas da seguinte forma: 
1ª Violação - Aviso verbal,
2ª Violação - Perda de posse de bola para o time oponente servir no meio de campo, 
3ª Violação - Punição com Falta Técnica.
obs: A terceira Falta Técnica em uma mesma partida, resulta automaticamente em perda da mesma.


17 - PROBLEMAS E DÚVIDAS -  Em casos especiais envolvendo problemas ou dúvidas, o livro de regras oficiais ITSF, deve ser utilizado como referência para a decisão final.

- 17.1 - Esperamos de todos os participantes, uma atitude ética e esportiva, não será tolerado durante todo o torneio qualquer tipo de ofensas, xingamentos, brigas, discussões, ou confusões de qualquer natureza contra outros jogadores, juízes, espectadores e/ou organizadores, seja no local do evento ou em suas proximidades.

-17.2 - As partidas podem ser arbitradas por um Juiz (se presente) ou auto-arbitradas. Na falta de um Juiz oficial, qualquer outro Oficial, ou o jogador mais experiente presente no local podem exercer a função e Juiz. Uma vez presente na mesa, o Juiz Oficial ou eleito, é a autoridade máxima, sua decisão é final e não pode ser contestada a não ser para a interpretação da regra, desrespeito ao Juiz estará sujeito a penalização de conduta anti-esportiva podendo ser penalizado com perda da partida e até desclassificação do torneio. Havendo necessidade podem haver 2 Juízes em uma partida.

- 17.3 - Violação à regra de conduta e penalidades:
-Primeira violação = aviso verbal,
-Segunda violação = perda da partida.
-Reincidência = desclassificação do torneio.
- No caso de confusão generalizada = expulsão do local e dependendo da gravidade, impedimento definitivo de participar de torneios oficiais FEBRAPE.

- 17.4 - A decisão sobre a gravidade da violação e a penalidade a ser aplicada, caberá a uma votação em conjunto com o Oficial ABP presente, o próximo Oficial mais graduado, e mais 3 jogadores escolhidos aleatoriamente ou não, desde que não estejam envolvidos na confusão ou tenham qualquer interesse pessoal a favor ou contra a(s) pessoa(s) envolvidas.


NOTA FINAL:

Acima de tudo o jogo de Pebolim como qualquer outro esporte deve ser jogado conforme suas regras, e levado em consideração que merece ganhar quem tem mais habilidade e não quem for mais malandro! girar as barras, bater para dificultar o controle do adversário ou distraí-lo de qualquer forma ou qualquer outra ação onde prevaleça a malandragem (catimba) do que a habilidade, deverá ser punida com Falta Técnica.


Comments